Catering Highloader Trucks

Rucker desenvolve caminhão de catering para Airbus A380

Em parceria com a alemã Doll, a Rucker desenvolveu o primeiro caminhão de catering para servir o Airbus

Em parceria com a alemã Doll, a Rucker desenvolveu o primeiro caminhão de catering para servir o Airbus A380. Desde 2013, a Rucker trabalha em parceria com a Doll, para desenvolver o caminhão. “Trata-se de um equipamento complexo devido à posição da porta da aeronave que se encontra sobre a asa e à 8,30 metros de altura  Na operação, é necessário um deslocamento  de  3 metros para frente e 60 cm para o lado esquerdo, o que exige um sistema de segurança muito  rigoroso”, disse Rafael Mendes, diretor geral da Rucker.

Catering A380

O Airbus A380 é uma aeronave muito maior e mais pesada do que o conhecido Boeing 747-400, por exemplo. A área interna é 50% maior no A380, o peso, 548 toneladas contra 396 toneladas do Jumbo. Na quantidade de passageiros, a diferença também é grande, enquanto um Boeing B747-400 leva no máximo 416 pessoas, o A380 pode passar dos 800 se for configurado somente com uma classe de serviço. O que resulta numa demanda maior por comissários a bordo, 23 contra 14 e maior quantidade de alimentos no serviço de catering, podendo chegar a seis toneladas.

O caminhão de catering tem outro diferencial, a possibilidade de ser usado como caminhão de comissaria normal, pois a altura é regulável e, portanto, capaz de trabalhar a 5 metros 80 centímetros ou até 8 metros e 30 centímetros, além de possuir baú refrigerado a menos 2 graus com capacidade para 5 toneladas ou 26 metros cubicos de área interna, com câmeras para acompanhar a aproximação na aeronave e câmera de ré. A Doll é a maior fabricante mundial  de caminhões de catering, e uma das poucas a atender os Airbus A380.  A aeronave ainda não está homologada nos aeroportos brasileiros, mas várias companhias aéreas apostam na vinda do maior avião de passageiros do mundo para os próximos anos.  “Na América Latina, o A380 já opera no Peru e deve chegar aos demais países, criando um mercado interessante para a Rucker, gerando uma demanda de pelo menos 10 unidades para os próximos quatro anos na América Latina.”, disse Mendes.

Rucker é o único fabricante nacional de equipamentos aeroportuários,  com mais de 230 caminhões de catering vendidos no Brasil para os mais diversos modelos de aeronaves.

Pin It

Leave a Comment